SUNSET

Luz, percepção e imagem

"Isto não é um cachimbo"

com Andres Otero e Gilberto Franco

 

18/08/2025 | 17h30
Showroom Cia de Iluminação
Av. dos Tajurás, 285 – Cidade Jardim – São Paulo


Os inscritos devem chegar até 17h20. Após esse horário, a entrada será por ordem de chegada.

O que vemos é o que é?

Neste bate-papo, o fotógrafo Andres Otero e o lighting designer Gilberto Franco — ambos com longa trajetória na construção visual de espaços e atmosferas — se encontram para conversar sobre os limites e as potências da imagem quando o assunto é luz.

A partir da provocação do artista René Magritte, vamos explorar o que está entre a luz real e sua representação: percepção, memória, intenção, tempo.

Inscrição gratuita com limite de lugares.

 

Andres Otero

Natural de Santa Maria, RS, trabalha entre o Brasil e a Itália.
Estudante de medicina, abandona o curso para idedicar-se integralmente à fotografia.

Estuda fotografia e pintura na UFSM, e continua sua formação no senac-RJ, e escola Focus em São Paulo. Na cidade, trabalha com fotojornalismo, teatro, e assistente de Nelson Kon. Monta seu estúdio em 1989, especializando-se em design de mobiliário e interiores. Vive em Milão em1994, e de volta ao Brasil passa a fotografar arquitetura. para revistas como Domus, Abitare, L’Architecture d’aujourd’hui, Projeto, Arc Design. 

Começa a fotografarLighting design em 1997, com Gilberto Franco e Carlos Fortes. E passa a trabalhar para os principais escritórios e fabricantes brasileiros. Viaja regularmente para Milão, para onde se transfere em 2003. Ali fotografa por cerca de uma deecadaas mostras anuais da revista Interni, priorizando a fotografia noturna, e trabalha para Jacopo Foggini, Ingo Maurer, Maria João Pinto Coelho, Publica livros como Color Fuse, Lighting Design Europe, Sintonia Fina, Torna-se editor da revista L+D em 2004. Reside em Lausanne desde 2006,
e trabalha no Brasil alguns meses ao ano.

Gilberto Franco

Gilberto Franco é lighting designer, sócio e fundador da Franco Berriel Lighting Design. Com 45 anos de profissão foi pioneiro na consolidação do Lighting Design no Brasil, tendo já participado em mais de 3000 projetos – individualmente ou em parceria com outros lighting designers.

No campo da atuação voluntária, é membro fundador e ex-presidente da AsBAI, foi diretor geral da IALD por 4 anos, e participou de inúmeras comissões e grupos de trabalho em ambas as associações. Por seus escritórios passaram mais de 40 profissionais, muitos dois quais fazem hoje parte da constelação de nosso segmento.

Recebeu diversos prêmios, dentre eles o IALD Award of Merit, com o projeto da Estação da Luz / Museu da Língua Portuguesa (2004).

É editor da revista L+D desde 2022, tendo colaborado anteriormente em muitos artigos, desde sua fundação. Participa ativamente de seminários, fóruns, palestras e workshops relativos à iluminação.

conheça nossos

patrocinadores

realização